Um backlink é o mecanismo pelo qual um site é associado às suas páginas. Esses links são importantes porque servem para citar terceiros ou para expandir as informações sobre um tópico de interesse do seu público. Seja qual for o motivo pelo qual o dono de um site utiliza backlinks, podemos afirmar que o uso desta prática contribui para melhorar o SEO do seu site a longo prazo.
Abaixo, aprofundarei este tópico e algumas das razões pelas quais os backlinks são importantes.
Os mecanismos de pesquisa encontram novas páginas nos backlinks.
Você já percebeu que, ao pesquisar restaurantes no Google, aparecem opções em sua cidade? Em parte, isso se deve ao fato de que os sites desses lugares às vezes estão ligados entre si por algum tipo de link, o que faz com que o mecanismo de busca os identifique como “semelhantes”.
Esse é um dos principais motivos pelos quais os backlinks são importantes, já que mecanismos de pesquisa como o Google usam esses padrões para encontrar novas páginas. Isso ocorre à medida que algoritmos de mecanismo de pesquisa rastreiam, localizam e indexam as páginas de sites que usam esses backlinks. É desta forma que o utilizador encontra uma empresa, desde que esta tenha configurado correctamente os links para outras páginas do seu domínio.
Para aproveitar as vantagens desse sistema de link building, você precisa vincular seu site a páginas bem estabelecidas e com boa credibilidade. Este processo permite que você indexe suas páginas em uma velocidade mais alta e melhore o posicionamento nos resultados do mecanismo de busca.
Backlinks são um indicador de reputação.
Os links internos são importantes, pois são usados pelos mecanismos de pesquisa para posicionar um site em sua página de resultados. É assim que os backlinks funcionam como uma ferramenta de reputação, fazendo com que os usuários sejam direcionados às páginas mais populares. Desta forma, os buscadores estimam que esses sites, que possuem maior quantidade de backlinks, são confiáveis e merecem ocupar os primeiros lugares dos resultados da busca.
Da mesma forma que preferimos comprar de uma empresa reconhecida, onde as pessoas poderiam fazer fila para entrar, os backlinks são aquela métrica de referência na qual os mecanismos de pesquisa sabem que uma página é relevante para muitos outros sites.
Se o seu site vende alimentos e produtos de higiene para animais de estimação e tem uma base forte de backlinks criados, vindos de seus fornecedores ou portais de notícias desse segmento, os usuários tendem a pensar que as informações que você fornece são de qualidade.
Se outros sites dentro do seu segmento criarem links para o seu conteúdo, isso dará ao seu público a impressão de que você está oferecendo valor. No sentido contrário, se você preencher suas páginas com links para tópicos que não estão relacionados ao seu setor, poderá gerar desconfiança nos visitantes do seu site, bem como nos mecanismos de busca.
Backlinks podem trazer tráfego para seu site.
Como os mecanismos dependem de backlinks para encontrar novas páginas e destacar aquelas com melhor reputação, é de se esperar que, se o seu site tiver links de qualidade, você aumentará o tráfego para seu site. Quando você tem um perfil de backlink bem configurado, há uma boa chance de que os mecanismos de pesquisa identifiquem seu site como um daqueles com boa credibilidade e você seja classificado em uma posição elevada nos resultados de pesquisa, o que tornará seu site visível para mais pessoas.
Para concluir, os backlinks são muito importantes para melhorar seus esforços de SEO, já que os motores de busca os utilizam para encontrar novos sites, bem como para posicionar suas páginas nos rankings de busca. Backlinks também podem aumentar a credibilidade e relevância de seu site, o que atrairá mais visitantes para suas páginas. Se você não considerou o uso desses links, recomendo que você os incorpore em suas práticas de otimização e certamente verá os resultados em longo prazo.