Newsletter: Um negócio que vale ouro

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Você deve estar pensando: mas como assim, quem lê e-mails? Muitas pessoas como empresários, advogados, contadores e uma grande fatia do mundo corporativo.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que e-mails podem ser uma fonte de renda, consistente, chata e prevísvel; que se encaixam justamente na definição desse site em ajudar pessoas a acharem oportunidades de negócios (não convencionais) que sejam eficientes e rentáveis.

Nesse artigo você vai aprender alguma coisas como:

  • Métricas de lucratividade;
  • Potencial de faturamento;
  • Detalhes específicos da sua Newsletter;
  • Cinco passos rápidos para você começar sua Newsletter;

Métricas, potencial de faturamento e detalhes

Outro dia tive uma conversa em que alguém me perguntou por que tenho todas essas “coisas online”, em conjunto com a empresa de marketing e a empresa de branding. Tive que pensar nisso, além do fato de que adoro escrever.

A resposta é: se você deseja que as oportunidades cheguem até você, em vez de ter que persegui-las e vencê-las, não há nada mais poderoso do que ter uma presença online. Você pode tê-lo como empresa ou como indivíduo, mas tenha um. Eu uso minha plataforma para obter vendas para empresas do nosso portfólio, investidores, fluxo de negócios, relações públicas, parcerias… a lista continua infinitamente.

Isso fez com que cerca de 1,4 mil acompanhassem esta jornada cheia de reclamações e elogios na Newsletter da Romano Capital. Sem mencionar que tenho uma grande queda por empresas com margens altas e poucas pessoas. É por isso que gosto de finanças.

Assim, enquanto as pessoas riem da ideia de um boletim informativo “fofo” ou de construir sua marca pessoal, outras estão imprimindo dinheiro basicamente com zero despesas gerais.

A calculadora de receita Substack mostra a lucratividade por assinante em preços variados para um boletim informativo. O cálculo a ter em mente é que você normalmente recebe 2% de inscrições do total de sua lista de boletins informativos, isto é, valeria a pena ter uma newsletter quando você alcançar uma marca exagerada de assinantes.

Se cobrassémos R$ 10,00 na Newsletter da Romano Capital teríamos apenas R$ 280,00. Seria meros R$ 3360,00 por ano. Talvez com produtos anexados essa média subisse sensivelmente.

A mágica está realmente no crescimento do seu ecossistema, seja ele LinkedIn, Twitter, Instagram ou Newsletters, para que, com a prova social, você possa converter o conteúdo que cria em lucros. O truque, como todos sabemos, está no crescimento.

Basta começar, começar a criar conteúdo e coisas mágicas acontecem quando você se compromete com isso e tenta fornecer valor às pessoas.

Então imagine outra coisa, imagine que eu aumente minha base de assinantes para 100.000 pessoas, então a Newsletter faria R$ 20,000 mensais. No ano isso significaria a estonteante marca de R$ R$ 240.000,00. Porque estonteante?

Muitos negócios tradicionais levam décadas e décadas, mesmo negócios conceituados e que fazem grande volume de vendas, no fim, o que conta não é faturamento, e sim o lucro líquido. Outro ponto que corrobora o que estou dizendo é que você estará apenas escrevendo, sem muitos investimentos e custos, e por fim, é algo que exige muito pouco em termos de estrutura.

Vou quebrar as métricas dos custos para que entenda melhor:

Você pagaria 4% para o pagseguro (ou outro processador de pagamento).

Você teria também custo com despesas administrativas e contador.

E por fim, a maior mordida, para enviar e criar as camapnhas de e-mail digamos que você use o Mailchimp, você teria que pagar R$ 1925,00 em taxas para a plataforma.

Um total de 15% a 19% de custos. Isso te deixa com um negócio a ostentar 80% de lucro líquido, isso raro e exclusivo em qualquer nicho e indústria. Agora ficou claro, porque isso vale ouro?

Cinco passos rápidos para você começar sua Newsletter

1) Cadastre-se em alguma plataforma de e-mail

A plataforma você escolhe: pode ser mailchimp, active campaing ou qualquer outro. Existem vários que podem te ajudar com isso. Maioria deles é gratuito até certo ponto.

Por exemplo, o mailchimp são 2 mil contatos permitidos no plano gratuito. Depois disso, você terá que investir.

2) Escolha um tópico sobre o qual você goste

Como saber qual tópico?

Faça a si mesmo estas perguntas: Sobre o que seus amigos perguntam ou pedem sua ajuda? Minha amiga Michele cultiva suculentas, então ela poderia escrever um boletim informativo sobre como cultivá-las e tirar fotos dela em todos os lugares.

Vá para o seu Instagram. O que você vê mostrado com frequência? O que você está perdendo tempo consumir conteúdo em vez de criá-lo? Faça anotações e troque o foco do consumo para criar coisas.

3) Siga de 3 a 5 Newsletters para ver como é

Obviamente você deveria começar com o nosso. Você pode encontrar newsletters interessantes buscando pelos sites dos influencers, coaches e pessoas que você admira e tem curiosidade.

4) Não cometa esses erros

Algumas coisas para refletir que geralmente enganam as pessoas: restrinja primeiro o seu nicho, a nossa newsletter não é só a newsletter informativo da Romano Capital, é um pensamento contrário sobre como investir, construir negócios e questionar tudo.

Então, as pessoas que estão interessadas em construir negócios e ganhar dinheiro de forma não convencional podem ficar mais intrigadas a conhecerem. Esse não precisa ser seu foco para sempre. Basta começar e você poderá mudar depois.

  • Perfeito é o assassino de fazer qualquer coisa, então prefiro alguns erros do que perfeitamente adiados para sempre.
  • Não comece com um boletim informativo pago antecipadamente. A regra geral é que quanto mais você esperar, melhor.

Adicione produtos eletrônicos pagos antes de pagar. Antes de postar sempre, pergunte-se: por que as pessoas se importam? O que estou dando a eles em troca de seu tempo inestimável?

5) Basta começar

Agora pegue um nome para sua newsletter, uma linha e uma seção sobre. Não pense demais, feito é melhor que perfeito e nada disso está escrito em pedra.

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Bruno Romano

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