Como gerar leads: 8 estratégias para começar ainda hoje

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Afinal de contas, como gerar leads? 

Não importa  se você já tem anos de carreira empreendendo no mercado digital ou se você acabou de começar, em algum momento você vai se fazer essa pergunta.

O fato é que não existem maneiras de empreender na internet sem gerar leads.

É como uma reação em cadeia, se você não gera leads você não vende. E se você não vende… O seu negócio não consegue se manter.

Em outras palavras, sem leads você está fadado ao fracasso…

E como eu sei que você não quer isso, neste artigo eu vou te mostrar 8 estratégias que vão te ajudar a gerar novas leads ainda hoje.

Mas antes, para garantir que todos estamos na mesma página, eu quero começar este artigo contando o que são leads e reforçando a importância delas para o seu negócio.

Vamos? 

O que são leads?

Leads são potenciais clientes que trocam uma informação de contato, geralmente o email, por uma oferta realizada pelo seu negócio, como o acesso a um ebook ou a webinar, por exemplo.

A partir dessa troca, essas pessoas começam a ser nutridas periodicamente pelo conteúdo que você envia por email até que o desejo de compra seja despertado nelas.

De forma prática, toda lead representa uma oportunidade de venda.

Mas atenção: isso não quer dizer que todas as pessoas que entraram para a sua lista de contato estão prontas para fechar negócio. 

Mas isso eu te conto no próximo tópico. 

Qual é a importância de gerar leads para o seu negócio?

Uma grande verdade sobre empreender no mercado digital é que nenhum negócio sobrevive ser uma boa base de leads.

Como eu acabei de te contar, não é por que alguém se inscreveu para baixar um conteúdo que essa pessoa necessariamente está pronta para adquirir o seu produto ou serviço.

O seu potencial cliente precisa ser conquistado.

É basicamente como em uma relação afetiva… Você não pede alguém em casamento logo na primeira troca de olhares, certo?

Existem vários estágios que uma relação precisa passar até que chegue o dia da troca de alianças. 

Tem a troca de olhares, a paquera, os primeiros encontros, o namoro, o desenvolvimento da relação até que chegue o dia do tão sonhado “eu aceito!”. 

E com o seu lead não é diferente. 

Você não deve esperar que, logo no primeiro contato, ele esteja pronto para efetuar uma compra e se tornar cliente do seu negócio.

E é justamente por isso que gerar leads é tão importante.

Inúmeras pessoas realizam pesquisas diariamente na internet e encontram a sua página de vendas, e mesmo que elas ainda não estejam prontas para fechar negócio, não quer dizer que elas não tenham um interesse no que você tem a oferecer.

Por esse motivo é importante ofertar conteúdos de valor como blog posts ou ebooks, por exemplo.

Dessa forma você garante uma valiosa informação de contato dessas pessoas, o email.

E, a partir disso, você tem a liberdade para entrar em contato com essas pessoas enviando mensagens periodicamente até que elas estejam prontas para dar o próximo passo: realizar uma compra. 

8 estratégias de como gerar leads hoje mesmo

Agora que você já entendeu o que são leads e qual é a importância delas para o seu negócio, está na hora de colocar a mão na massa e começar a capturar potenciais clientes. 

1. Crie landing pages de alta conversão 

Quando o assunto é gerar leads, a primeira coisa que vem na minha mente é a criação de uma landing page. 

Pelo simples fato de que a landing page é uma página pensada justamente para gerar a conversão de visitantes em leads

E, por esse motivo, deve ser estruturada de uma forma que consiga chamar a atenção do visitante logo nos primeiros segundos.

 

2. Crie formulários de fácil preenchimento 

Um erro muito comum na hora de criar landing pages é exagerar na quantidade de informações que você pede no seu formulário de captura. 

Pensa comigo, se você está ofertando um ebook, precisa mesmo pedir mais do que o primeiro nome e o email de contato do visitante?

Quando você exagera e pede mais informações do que você realmente precisa, você tem grandes chances de assustar esse potencial cliente e fazer com que ele desista de concluir o cadastro.

3. Não tenha medo do tráfego pago

Tráfego é o público que acessa a sua página.

E você pode conseguir isso de várias formas, por exemplo, organicamente por meio das buscas na internet ou dos posts nas redes sociais.

Mas, na maioria das vezes, só isso não é o suficiente para você conseguir o tanto de leads que precisa para alcançar suas metas de venda.

E é aí que entra o tráfego pago, as estratégias que você investir, como os anúncios, para atrair visitantes para o site e assim conseguir gerar mais leads.

4. Organize um webinar 

O webinar é um formato de evento online que te permite alcançar ótimos resultados a partir de um baixo custo de implementação. 

Com ele você tem a oportunidade de chamar a atenção do seu público, aumentar o seu engajamento e ainda garantir um aumento no tráfego do seu site.

5. Ofereça ebooks 

O ebook é um tipo de conteúdo que vem ganhando cada vez mais espaço e popularidade no mercado digital. 

Isso porque, além do baixo curso de implementação desta estratégia no seu negócio, trata-se de um formato de conteúdo fácil de consumir pelo seu público. 

6. Utilize CTAs nas redes sociais

É inegável o poder de influência das redes sociais nos dias de hoje. 

Só para você ter uma noção, o Facebook já conta com mais de 1.66 bilhões de usuários ativos mensalmente, isso sem falar dos mais de 1 bilhão de usuários mensais do Instagram .

Pensando nisso, essas plataformas oferecem ótimas oportunidades de chamar a atenção de potenciais clientes e convertê-los em leads para o seu negócio. 

Você pode adicionar CTAs na legenda dos seus posts, criar tories com links que levam para landing pages, adicionar links úteis na bio do seu perfil, entre outras possibilidades. 

7. Crie infográficos 

Apostar em um infográfico é uma excelente maneira de prender a atenção do público e passar as informações mais complexas de maneira simples e fluida.

Isso porque nossos cérebros processam dados visuais aproximadamente 60 mil vezes mais rápidos do que o texto.

8. Amplie a divulgação dos seus materiais ricos 

Depois de se dedicar para criar inúmeros materiais ricos, o seu maior desejo é que o seu público encontre-os e se inscrevam para baixá-los. 

Só que, para que isso aconteça como o planejado, você precisa contar com um bom plano de divulgação. E a minha dica aqui é que você saia do básico.

Como eu te falei antes, não dá pra negar o poder das redes sociais, mas eu te diria para ir além disso.

Como a Axis Media pode te ajudar a gerar leads hoje mesmo

Como você viu, independentemente da estratégia que você escolher para gerar novas leads para o seu negócio, você vai precisar criar uma landing page.

Eu sei que a ideia de criar uma página do zero pode até parecer trabalhosa, em especial se você tiver que começar do zero, digitando código por código. 

Mas não precisa ser assim…

Para ter uma página pronta e validada para gerar vendas em menos de 72h, você só precisa poder confiar na equipe certa para o serviço.

E é justamente aí que a Axis Media entra em cena.

Conclusão

Neste artigo eu te mostrei o que são leads, qual a importância delas para o seu negócio e ainda te dei 10 dicas de estratégias que vão te ajudar.

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa e trazer todo esse aprendizado para prática e começar a capturar os seus próprios leads.

Gostou do artigo? Não deixe de me contar aqui nos comentários. 

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Helixe Matos

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