Landing page: guia prático completo

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Se você quer que o seu negócio tenha uma presença na internet, a landing page é um dos recursos indispensáveis para alcançar esse objetivo. 

E, para ser bem sincero, não importa se você deseja ter um negócio 100% digital ou se você tem uma loja física e quer apenas usar a internet para atrair mais clientes.

Uma landing page pode ser a prova que o seu potencial cliente precisa de que o seu negócio de fato existe.

Além disso, essa página é muito poderosa e capaz de transformar simples visitantes em potenciais clientes.

Ou até mesmo potenciais clientes em clientes de fato.

E nesse guia prático completo você vai ver o que precisa saber sobre o assunto, desde o que é uma landing page e para que serve até como criar a sua. 

Começando por… 

O que é landing page?

Como você já deve imaginar, landing page é um termo originado do inglês e que, quando traduzido para o portugês, temos algo como página de aterrissagem.

Esse é um tipo de página totalmente focada em uma única coisa: conversão

Em outras palavras, ela tem como objetivo conduzir o usuário a realizar uma ação. Seja ela consumir um conteúdo, fazer o download de um material, se inscrever para a sua newsletter ou realizar uma compra.

A diferença da landing page para outros tipos de páginas do seu site é que ela é construída exatamente com esse objetivo e nenhum outro.

Assim, tudo aquilo que pode gerar distrações, prejudicar ou comprometer de alguma forma esse objetivo é removido.

Portanto, ela é uma página mais limpa, com menor quantidade de links e de elementos visuais.

Quer um exemplo? 

Como você pode notar, a landing page da Netflix tem como objetivo converter os visitantes em assinaturas. 

Para isso, ele não precisa de nada além de uma boa headline, um formulário de captura e uma CTA objetiva. 

Para que serve uma landing page?

Uma landing page serve para realizar conversões e gerar leads. 

Isso é, conseguir uma forma de contato, geralmente o email, de potenciais clientes para que a partir disso você possa criar um relacionamento com eles através do seu conteúdo até que chegue o momento de fazer uma oferta do seu produto ou serviço.

Dessa forma, a landing page é um passo importante no processo de venda do seu negócio.

É através dela que você provavelmente irá iniciar o relacionamento com muitos dos seus futuros clientes.

E é por essa razão que ela precisa ser construída com linguagem convidativa e aparência atrativa.

A confirmação da conversão e a atração de um potencial cliente para a sua base de contatos dependem dessa estratégia.

Por isso, um dos principais erros no marketing digital é não dar valor a landing page e tratá-la como uma homepage, por exemplo. 

Para você entender melhor, eu vou te explicar as diferenças entre a homepage e a landing page. 

Mas primeiro…

Por que você deve usar landing pages?

Por que você precisa de uma página 100% focada em conversões? 

A resposta para essa pergunta é um pouco mais simples do que você imagina. 

Existe um estudo publicado pela Statistic Brain que diz que o tempo médio de atenção humana é de apenas 8,25 segundos.

Ou seja, depois que um potencial cliente entra na sua página, você tem menos de 10 segundos para chamar a atenção dele e garantir a conversão.

E esse tempo que já é curto, fica cada vez menor já que os seus potenciais clientes são bombardeados com inúmeras notificações de redes sociais, email marketing e serviços de streaming.

Por esse motivo, ter apenas uma homepage com todas as informações do seu negócio, na maioria das vezes, não representa um resultado tão satisfatório.

Quando você dá muitas opções de uma vez para o visitante da sua página, as chances dele ficar confuso ou perder o interesse são grandes.

Se ele não encontrar o que procura logo nos primeiros 8,25 segundos do acesso, ele vai fechar a sua página e não vai voltar.

Em contrapartida, se você seguir as boas práticas na hora de criar as suas landing pages, não tem erro. A sua taxa de conversão vai decolar. 

Mas não é só isso… 

Quando uma pessoa se inscreve na sua landing page, seja para saber mais do seu produto ou serviço, baixar um ebook ou para ter acesso a um webinar, por exemplo,ela se torna um lead e entra para a sua lista de contatos.

A partir disso ela começa a receber conteúdos do seu negócio via email que vão nutri-las e enganá-las até que ela esteja pronta para realizar uma compra. 

Qual a diferença entre landing page e uma homepage?

homepage, ou página inicial, é a capa de um site. Ela aponta caminhos, mas não a solução exata para a necessidade do usuário.

Geralmente, de lá você pode obter links para informações de contato do negócio, endereço das lojas físicas, blog e até mesmo conhecer um pouco da história da empresa.

Já a landing page tem como objetivo responder a uma demanda específica do usuário.

homepage é subjetiva, cheia de links, imagens e também anúncios.

A landing page é objetiva, com elementos restritos para evitar distrações.

A primeira apresenta ao usuário uma série de opções; a segunda, recomenda claramente o que ele deve fazer ao indicar um único caminho.

Agora que você já sabe diferenciar essas duas páginas, você pode começar a criar sua presença digital com uma landing page de vendas, ou uma site mais completo. Consulte nossa equipe para conhecer mais detalhes desse serviço.

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Helixe Matos

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