Hoje marca o 4º semana consecutiva que estive na Tailândia. Quando cheguei aqui, tive a ideia de que encontraria uma maneira de me sustentar para não ter que voltar a ter um emprego de verdade. Eu me dei 5 meses para fazer isso acontecer.
Eu tinha algumas páginas no Instagram com algumas lojas de dropshipping anexadas e imaginei que poderia ganhar PELO MENOS R$ 50 por dia apenas postando produtos.
As coisas correram bem no início, mas rapidamente fiquei entediado. Mas continuei, porque ficar entediado é melhor do que me sentir culpado por não produzir dinheiro.
De qualquer forma, em algum momento ouvi alguém dizer que a maneira mais rápida de ganhar muito dinheiro é enviar e-mails para 50 empresas por dia e oferecer-lhes um serviço.
As pessoas estão falidas – mas as empresas têm dinheiro.
Pense nisso: você não vai gastar R$ 4 mil/mês em nada, não é? Eu sei que não estou. Na Tailândia eu nem gasto R$ 4 mil/mês no TOTAL.
Mas as empresas vão gastar milhares mensalmente para manter a máquina funcionando. Eles pagam funcionários, compram estoques, pagam por escritórios, etc. E você sabe o que toda empresa deseja?
Mais vendas. Todos querem mais vendas. Eles querem mais clientes. Eles querem mais dinheiro.
As pessoas não abrem negócios porque querem mudar o mundo. Isso é apenas uma mentira que eles contam para distraí-lo do fato de que querem seu dinheiro.
As pessoas abrem negócios porque querem ganhar algum dinheiro. Eles abrem negócios porque estão cansados de ver seu gerente idiota lhes dizendo o que fazer. Eles querem a liberdade de fazer as coisas do seu PRÓPRIO jeito. E o mais importante, eles querem ser pagos.
Ser o chefe é estressante. Você acha que é fácil administrar um negócio? Você acha que é importante que seu chefe ganhe R$ 250 mil/ano se ele trabalhar 16 horas em dias estressantes, 7 dias por semana? Se ele estiver 20 quilos acima do peso e ficar grisalho prematuramente?
Estou lhe dizendo, isso não importa. Mas é melhor que a alternativa.
Enfim… como cheguei nesse assunto? Eu nem me lembro. Alguém está lendo isso? Eu nunca posso dizer com todos esses paquistaneses aleatórios postando comentários inúteis, ‘ei, ótimo perfil, mano, verifique minha página, por favor.’
Amadores. Tenho que ser mais suave se quiser receber meu voto positivo de R$ 0,08.
Ah, certo, a questão é que você precisa vender serviços de marketing para empresas.
Como vender serviços de marketing sendo inciante
Você pode literalmente escolher qualquer forma de marketing, ligar/enviar um e-mail para uma empresa e dizer:
“Ei, eu realmente gostei o seu negócio. Mas percebi que você não tem uma conta de YouTube/Twitter/Instagram/email marketing/Medium/Instagram/qualquer conta. Sou um profissional de marketing e posso ajudá-lo a desenvolver e gerenciar um. Se você estiver interessado, me avise.
No começo da Axis Media, fazíamos isso. Era uma equipe de 8 pessoas, contatando 50 pessoas por dia, isso significa que em um dia falávamos com mais de 400 pessoas. Em um mês eram 1200. Em um ano isso era mais de 12 mil contatos. Imagine o volume de vendas…
Faça uma versão melhor disso e envie por e-mail para 50 pessoas por dia e prometo que você conseguirá alguns clientes. Por um lado, literalmente todo empresário pensa a mesma coisa sobre a mídia social:
- Isto tem muito potencial
- Essas pessoas precisam ser mais ativas nisso
- Elas não têm ideia de como fazer isso
- Elas não conseguem encontrar ninguém para fazer isso por eles
- Elas odeiam fazer isso sozinhas
- Você vê como isso pode ser algo que você poderia comercializar para eles?
Os proprietários de empresas são pessoas estressadas e ocupadas que não gostam de aprender coisas novas. Eles preferem pagar alguém para fazer isso, para que possam voltar a ficar estressados com tudo o que os deixa estressados.
Essa foi uma das maneiras que cada vendedor conseguia tirar salários expressivos e ainda ver a empresa crescer, ampliar sedes e expandir em níveis de atuação. Ou seja, você pode simplesmente captar e-mails, enviar em massa uma estrutura de copy e carta de vendas que converta clientes.
Você pode fazer isso no Brasil, em dólar, em euro, em libra.
Justamente, essa foi a nossa meta e tem se concretizado cada vez mais, transoformando um negócio puramente nacional em ganhos superiores, menos clientes, menos stress e mais renome, só por fazer pequenos ajustes e replicar aquilo que já funcionava.
Abaixo eu explico outro modelo de como isso, dos e-mails pode resultar em mais dinheiro…
Você não precisa fazer social media. Você pode fazer o que quiser. Mas a vantagem de vender serviços de redes sociais é que ninguém sabe como fazê-lo e todo mundo odeia tentar. É como ser um lixeiro.
E também é retardadamente fácil de fazer. Talvez você precise gastar um pouco de tempo aprendendo como fazer isso, mas não está escrevendo software aqui.
Dê-lhes a estratégia gratuitamente – cobre-os pela implementação
Se você vai enviar um e-mail, ele precisa chamar a atenção deles. Eu sou um grande fã de colocar TANTAS informações/provas no artigo que o cara que entende fica tipo, “Uau”.
Por exemplo, meu primeiro e-mail para um novo cliente tem 700 palavras. Parece muito para você? Não é.
Pense bem: quando você recebe um e-mail, ou uma mensagem de texto, você lê tudo, não é? A maioria das pessoas faz isso.
As pessoas que receberem esses e-mails irão lê-los.
Além disso, nessas 700 palavras eu exponho cerca de 5 estratégias que eu usaria para fazer sua empresa crescer, 6 coisas que eles NÃO deveriam fazer, bem como os recursos que eles podem usar para realizar as estratégias que eu lhes dei.
Então basicamente eu digo a eles o que fazer e como fazer. Parece contra-intuitivo, eu sei. Mas funciona porque mostra a eles que você sabe do que está falando.
Além disso, quando você escreve um e-mail de 700 palavras (bem formatado com algumas palavras em negrito, listas numeradas e fontes de tamanhos diferentes), isso também mostra que você é capaz de escrever 700 palavras sobre algo. Parte do serviço que ofereço é a redação de artigos, o que é útil.
Falando em escrever artigos, coloco um link para cerca de uma dúzia de artigos do portfólio da Axis, que escrevi e servem como apenas mais uma prova de autoridade.
Roma não foi construída em um dia
Agora, uma coisa importante, eu não sentei e simplesmente escrevi apaixonadamente e abençoado pela inspiração divina o melhor artigo/carta de vendas. Meu primeiro e-mail foi um lixo e mesmo assim, consegui obter algumas respostas de pessoas interessadas.
Mas, qual a vantagem? Aprendi a mudar algumas frases, melhorar usando gatilhos mentais, uma melhor formatação e então pude ir testando e descobrindo o que funcionava e o que não funcionava. No fim, eu tinha um e-mail de 700 palavras que funcionava como mágica e garantia receitas contínuas para mim e minha equipe de vendas na Axis Media.
Em breve: você terá um problema, que sofremos muito, ter muitos clientes.
(O qual irei escrever num breve futuro)
E você, como faria 10 mil reais a moda antiga? Quais suas dúvidas na hora de implementar esse guia?