Ontem estava a ponto de não escrever nenhum artigo pelo fato de estar morto de cansaço para pensar e já ser bastante tarde, no entanto estou empenhado em escrever regularmente pro Romano Capital.
Esse compromisso de um artigo por dia me fez escrever algo curto, pensativo e descontraído … ISSO FOI MUITO BEM SUCEDIDO!
Como expert em marketing digital há mais de 10 anos, te alerto que nem sempre é necessário que escrevamos artigos muito complexos ou que “iluminem” o leitor, a consistência e o empenho são muito mais importantes, isso não significa que devamos escrever sempre bobagens, significa que temos que saber dosar os nossos artigos .
A única forma de encontrar o seu próprio ritmo é com a prática constante e exigindo esse item um dia de si mesmo.
O melhor conselho de marketing que li é: “Mostre sua bunda para seu público e mantenha-a lá … muitas pessoas puxam as calças e fogem”, se esperamos ter a melhor ideia do mundo para escrever, é muito difícil para nós fazê-lo regularmente.
Um blog sem regularidade não funciona, não devemos ser esquecidos pelo nosso público nem ser classificados como: “Aquele blog que se atualiza de vez em quando”.
Fato curioso, por exemplo, todas as redes sociais – inclusive sites – precisam de manutenção regular, caso contrário, você estará sendo visto pelo número suficiente de pessoas.
Um site precisa de 10 mil a 20 mil acessos mensais no mínimo. Suas redes sociais? Você precisa viralizar pelo menos 2 a 3 vezes por mês, e são nessas ocasiões que o tráfego massivo será direcionado pra suas campanhas, formulários de captura e outros.
Porém, também não adianta ser consistente e não saber o que está fazendo ou não ter uma estrutura pronta para capturar, reter e converter esses usuários…
É difícil cumprir com isso e por diferentes motivos podemos parar de escrever por um ou vários dias, mas a atitude deve prevalecer sobre o conformismo … só pare de escrever se tiver um bom motivo, caso contrário mãos no teclado.
O que escrever quando estamos cansados de desenvolver um tema profundo ou pensar muito?
1) Humor: Pessoalmente, procuro sempre encontrar um lado engraçado nas coisas que faço, nas atitudes de certos clientes, relacionar siglas com outros significados, etc.
Artigos de humor são fáceis de escrever e tendem a ter muito sucesso, afinal, a única coisa em que as pessoas concordam é que todos gostamos de rir … muito melhor se adicionarmos uma mensagem ou ensinamento sobre o nosso assunto no meio.
2) Opinião pessoal sobre notícias: Visitar sites de notícias pode nos dar ideias sobre o que escrever, mas o mais importante … quando lemos uma notícia, sempre formamos nossa própria opinião em nossa cabeça.
Se esta notícia está relacionada com o que escrevemos, já temos por onde começar.
3) Dicas curtas: Um artigo não é melhor por ser mais longo, muitas vezes uma pequena pepita de ouro é mais do que suficiente (daí parte do sucesso do blog de Seth Godin).
Aconteceu algo interessante com você no trabalho? Você teve alguma ideia original, embora ainda não esteja bem formada? Você vê que muitas pessoas estão cometendo o mesmo erro?
A resposta a qualquer uma dessas perguntas pode ser um bom artigo.
4) Interaja com os contatos do Twitter / Facebook: Aproxime-se deles e pergunte quais são os seus temas de interesse, se tiverem dúvidas, como você pode ajudá-los.
Se você oferecer ajuda, ninguém vai se recusar a lhe dizer o que precisa e a conversa pode virar um bom material para um artigo sem que você perceba.
Uma vez que escrevemos regularmente a cada dia, fica mais fácil, é como se exercitar, é odioso até que você faça parte de sua rotina diária ou aprenda a gostar.