Marketing Digital é sujo, muito sujo… Entenda o porquê

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Marketing digital se tornou uma grande febre nos últimos anos.

Como uma forte vertente do simples empreendedorismo, a ideia de utilizar técnicas de divulgação na internet para ganhar muito dinheiro é extremamente cativante, mas esconde alguns segredos sujos.

Eu demorei para entender o que as pessoas diziam quando falavam “estou estudando marketing digital para ganhar dinheiro” ou “você acha que marketing digital dá grana?

Sempre que me encontrava com esse assunto, pensava: ué, marketing digital é um conjunto de técnicas, um trabalho, por que existe tanta ênfase em ficar rico com isso?

Mas assim como a ideia do empreendedorismo virou um grande produto, marketing digital saiu do status de conhecimento técnico para alcançar um fim e se tornou o próprio produto. O significado e uso da expressão mudou em 180º.

As pessoas aprendem marketing digital para criar produtos de marketing digital, e vendem marketing digital para pessoas que querem ficar ricas com.. marketing digital.

Mas o esquema pode ser um pouco mais complexo que isso.

É fácil falsificar autoridade

É domingo, algo perto das 22 horas.

O fantástico está acabando e você lembra de colocar o despertador para ir trabalhar de manhã cedo. O coração dispara e, num reflexo, você respira fundo para controlar a ansiedade.

Deitado na cama para pegar no sono e zapeando os stories do Instagram, você se vê imerso no universo dos stories. Entre eles, um chama mais atenção. Uma pessoa comum, alguém que parece com você só que com mais dinheiro, está comentando quanto vendeu na última semana.

Essa pessoa anda de rolex, tem carro importado e está sempre viajando. Você começou a seguir faz um tempo, principalmente porque o estilo de vida era muito interessante.

E afinal, não tem porque desconfiar. Ele sempre mostra foto das telas com o ganho semanal, prints das vendas entrando. Seria muito trabalho para falsificar tudo isso e viver uma vida de mentiras.

Com o sentimento do dia seguinte esmagando sua saúde mental, aqueles vídeos mostrando uma realidade tão distante, mas desenhada para soar possível, desperta uma inquietude.

Lá pelos últimos stories, você recebe aquele chamado que parece ser desenhado para você.

Uma oportunidade única de fazer parte do grupo exclusivo de gente que vive daquele jeito, um programa de mentoria que vai te guiar para o sucesso, ou ainda, um curso exclusivo ensinando tudo o que você precisa saber para transformar sua realidade numa vida dos sonhos.

Você vai perder?

A construção de um discurso de autoridade, repleto de sinais que confirmam o que está sendo anunciado é uma das armas mais fortes desse tipo de marketing.

Primeiro porque realmente dá a impressão de que é tudo verdade. Segundo porque é incrivelmente fácil de falsificar essas provas e convencer o público de comprar o produto que vem logo a seguir.

Mas o segredo é que muitos dos cursos de marketing digital compartilham arquivos inteiros com prints, imagens e vídeos de telas de programas de afiliados, extratos, saldos e pedidos para serem utilizados nas redes sociais e produzir essa autoridade.

Tudo parece verídico, mas é parte de um elaborado teatro de convencimento.

É a versão rebuscada de usar roupa social para vender aquele vantajoso esquema de produtos saudáveis que, se você conseguir dez pessoas abaixo de você, e essas pessoas mais dez abaixo delas cada uma, em breve você estará ganhando muito dinheiro sem trabalhar.

Acho que deu para entender.

O quão sujo, muito sujo, terrivelmente sujo é o marketing digital

Quando você está assistindo o influenciador mostrando sua vida incrível e compartilhando seus resultados, não é apenas o que ele diz explicitamente que importa. Muita da percepção é influenciada pela aura criada por várias outras pessoas.

Normalmente, existe um grupo de 5 a 10 pessoas que compartilham e marcam seus perfis nas postagens uns dos outros, construindo uma câmara de eco onde a intersecção daqueles seguidores é convencida de que essas pessoas são importantes e respeitados por muita gente.

Coisas comuns: perfil com seguidores comprados, a compra de um perfil grande que já tinha seguidores orgânicos, pagar pessoas para fazer perguntas nos stories e tudo o que ajuda nessa dinâmica de parecer admirado e bem sucedido; comprar os direitos de um produto digital, sem nem checar se ele realmente funciona. Copiar sites, copy, layouts, copiar o próprio produto sem nem mudar uma letra e não pagar pelos direitos autorais.

Coisas sujas e muito sujas: vender produtos milagrosos ou que não te contam que você precisará investir de 2 mil a 5 mil reais na operação para fazer suas vendas escalarem; vender e não entregar nada, o cliente compra, não existe garantia de devolução do dinheiro, além de que depois se descobre que não existe produto, não existe nada; prometer coisas como “Esse produto XPTO pode curar a sua diabetes em até 72h”.

Acredite esas coisas existem, tanto quanto existem pessoas que compram, que são enganadas todos os dias.

Coisas terrivelmente sujas: se passar por terceiros e usar a autoridade, imagem e dados, modificando pequenos detalhes e o destino de pagamento. É o que alguns chamam de “fazer black”, é assim que muitos ficam ricos. Os métodos pra isso são variados, por exemplo:

  • Replicar todo o site das Casas Bahias para vender produtos extremamente baratos, em vez de comprar um geladeria por R$ 2000,00 aqui seria comum anunciar por R$ 399, queima de estoque, e devido a toda confiança, reputação e nome da que a marca carrega, muitos compram, não recebem os produtos, não existe devolução e as reclamações vão para a empresa;
  • Replicar o site dos Correios e alegar leilão de itens que não foram entregues,

Claro, a receita federal e a polícia não estão dormindo que isso passa despercebido. Porém, essa nova epidemia de gurus é tão convencida que é comum pensar que nunca vão ser pegos, não vai dar em nada.

Nunca se perguntou como algumas pessoas do nada surgem com perfis de 400 mil seguidores? Muitas vezes só compraram a conta de alguém.

Nunca se perguntou como algumas pessoas surgem milagrosamente ricas? Mais rápido que Airton Senna e a velocidade da luz.

Alguns truques psicológicos são cereja do bolo

O marketing sabe que as pessoas tendem a querer mais as coisas quando elas são exclusivas ou limitadas. Ficar de fora causa um incômodo verdadeiro, e deixar uma oportunidade tão boa passar é perder para você mesmo.

É por isso que os anúncios dessas “grandes oportunidade” para participar de qualquer que seja o método que o vendedor está usando para te convencer, normalmente possuem algumas características:

  1. Um tempo específico e curto: algo como 4 a 7 dias;
  2. um número limitado de vagas;
  3. e, é claro, um lembrete constante que as vagas estão acabando.

Este é um clássico caso de escassez artificial. A pessoa está vendendo o acesso a um grupo ou um curso filmado, não existe uma limitação física para justificar essas restrições. O que existe é puramente o jogo de estímulo.

Corre, se não você vai ficar de fora;
Esse preço é só para quem comprar até amanhã;
Essa é a última turma (não é)
Vagas esgotadas! Opa, liberou mais duas aqui, mas vem rápido.

Jogar com o medo de ficar de fora, com a escassez e a urgência são estratégias muito eficientes e exploradas nesse modelo.

É preciso dizer que nem tudo que usa esse modelo é automaticamente nocívo, mas quem vende marketing digital normalmente usa essas estratégias de formas muito mais agressiva que negócios legítimos.

Quanto mais difícil vender um produto por suas qualidades positivas, mais agressivo o anúncio precisa ser. A compra torna-se totalmente emocional.

Mas tá, e qual o problema de tudo isso

Tudo o que escrevi nos tópicos anteriores foi para mostrar como é fácil utilizar um sentimento verdadeiro de frustração, criar um cenário falso para convencer pessoas de que tudo o que diz é verdade e, no fim, explorar algumas fragilidades para vender um produto.

Em muitos casos, a venda do Marketing Digital acaba funcionando assim, pessoas utilizando o truque em que caíram, para ganhar dinheiro de outras pessoas que, possivelmente, vão aplicar o mesmo esquema dali em diante.

É claro que existem pessoas que realmente ganham dinheiro com isso, mas esse topo da pirâmide normalmente chega para poucos. Seus resultados, normalmente apresentado em faturamento, e não em lucro, costumam ocultar centenas de milhares de reais em anúncios para conseguir vender seus produtos.

O que faz este modelo se parecer com uma pirâmide financeira, é a ideia da venda pela venda, sem que ninguém se importe de verdade com o produto que está sendo anunciado.

Vão explicar também que você pode anunciar seu curso de inglês numa plataforma qualquer, usar técnicas para atrair clientes e ter afiliados vendendo seu curso em troca de comissão.

Só não explicam que vender essa tranqueira toda é muito mais difícil do que parece quando não se tem uma boa grana para bancar anúncios, centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e dinheiro para outros investimentos em material, design e produção do conteúdo.

Assim como o método é vendido exaustivamente para retroalimentar a venda do próprio marketing digital, obviamente existe gente vendendo para qualquer outro tipo de produto.

Mas a lógica segue muito parecida.

Ao procurar um método para vender seu curso de guitarra, o músico vai acabar num mundo de fingimento e fantasia, vendendo um sucesso que ainda nem existe e mostrando um dinheiro que nem tem de verdade.

Esse tal marketing digital, que vai pra bem longe de fazer marketing em meios digitais, é apenas um modelo muito rápido de atrair clientes para produtos pouco substanciais, utilizando táticas questionáveis no processo.

É por isso que na grande maioria, quem está envolvido nesse meio vende grupos exclusivos, mentoria ou cursos. São produtos muito fáceis de serem criados e retroalimentados dentro desse modelo, sem que seja necessário um esforço muito grande para desenvolver um produto de verdade.

E não preciso dizer que existe gente que utiliza disso, mas no fim entrega um produto verdadeiro. Mas o modelo em sí é um grande imã de oportunismo e mentiras.

Se apoiam em frases ditas por empreendedores famosos, como “fake until you make it” para justificar uso de prints de resultados que não obtiveram de verdade e mentir sobre o quanto faturam nas redes sociais.

Reconheço que existem exceções, mas na prática, esse marketing digital como produto que vem sendo vendido é apenas um curso rápido para estelionatários.

Deixe sua opinião. Qual sua opinião sobre o marketing digital?

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Hadassa Figueiredo

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