O que será esse tão falado nicho black? E o pior ainda, como conseguir anunciar nicho black na internet?
Amados por um, pois o nicho black é bastante lucrativo, e temido por outros, pois sabemos que anunciar nicho black não é fácil, é pedir para ser bloqueado nas plataformas.
Nesse artigo eu vou te ensinar como identificar se o produto que você está anunciando é do nicho black ou não… e acredite se quiser, até mesmo um curso de geladinho gourmet pode ser nicho black.
O que é o nicho black
Se você ainda não sabia, nichos black são os nichos considerados mais “sensíveis” pelo Facebook e passíveis de bloqueios, como:
- Emagrecimento e Encapsulados
- Renda extra
- Produtos ortopédicos e de saúde
- Sensuais (Lojas como sexshops e afins)
- Apostas e Jogos de Azar
- Promessas muito agressivas (Ex: Emagreça 100kg em 2 dias, Ganhe 1 milhão em 1 dia)
- Armas
- Cigarros
- Etc.
Mas na verdade, tudo depende da forma como você anunciar e das promessas que fizer. Se você anunciar essas coisas como elas são, ou seja, sem “burlar” ou mudar algumas informações, você estará indo contra as políticas do Facebook, prepare-se porque vem bloqueios. Você também pode ler as regras aqui.
Usar coisas como zoom em partes do corpo, fotos de antes vs depois, usar promessas agressivas como citado anteriormente, e entre outras práticas também são consideradas “erradas” e passíveis de bloqueio.
Justamente por não querer isso, muitos nos procuram para fazer campanhas de modo mais seguro. Obviamente nada do que vamos te mostrar não é 100% seguro, mas vai aumentar suas chances consideravelmente.
1) Método 1: Crie um bug na IA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)
Use formas/estátuas que se pareçam com rostos/corpos para bugar a IA e fazer ela não achar que é uma pessoa de verdade. Você pode tirar imagens de contexto ou substituir por imagens que sejam representações visuais do que você quer vender.
Qual a lógica de usar imagens assim?
O primeiro ponto é que você buga a inteligência do Facebook na hora de avaliar e reprovar seus anúncios, isso te permite um nível extra de segurança na sua conta, em saber que suas campanhas vão ser entregues.
Segundo ponto é que você cria um apelo visual mais forte, você quebra a ideia tradicional de como os anúncios se parecem ou devem ser; ou seja, os usuários vão parar e ver seu conteúdo.
2) Método 2: Use e abuse de depoimentos e provas sociais
Deixe testemunhas falarem sobre o produto segurando-o, enaltecendo todos os benefícios, ao invés de usar promessas agressivas
Veja como a 100 Peso faz isso com maestria e dá uma aula de como anunciar online:
Em breve vou montar algumas dicas adicionais de como você pode ter sucesso em suas campanhas de modo quase infalível.
3) Método 3: Foque em pontos positivos
O Facebook bloqueia o que proporciona uma má experiência ao usuário (a parte do antes).
Então, fale mais do resultado final, do depois, do lugar onde sua persona quer chegar.
Mostre pessoas fazendo exercícios e usando seu produto felizes (o durante/depois)…e cuidado ao mostrar pessoas acima do peso (o antes).
Mostre pessoas com a pele radiante e sorrindo segurando seu produto e usando ele (o durante/depois)…e cuidado ao mostrar pessoas com a pele mal cuidada (o antes).
Essa regra pode ser quebrada dependendo do ângulo do anúncio, mas se você é iniciante, recomendo focar no positivo, e não no negativo.
Por fim, algumas coisas a se preocupar:
- Você vai precisar configurar seu pixel;
- Depois, você precisa configurar um cloaker para esconder seu IP e tráfego para evitar bloqueios;
- Além disso, dentro do anúncio será preciso mudar a linguagem que você fala (Já vimos isso logo acima, exemplo: antes e depois, etc.)
- Validar se os criativos contêm imagens que ferem as políticas do Facebook;
- Criar um plano de contigência e ter mais de uma conta aquecida em caso de bloqueio;
Esse último ponto vai ser a chave e fator essencial.
P.S. Um último aviso é o seguinte, nunca coloque grandes quantidades de dinheiro no Facebook se estiver executando Black, pois, se o mesmo dedicir te bloquear dificilmente você irá recuperar esse dinheiro.
Como somos viciados em entregar bônus/encantar pessoas, te deixo um bônus por ter chegado até aqui nesse artigo:
Quer saber se um criativo será aprovado ou não com alta probabilidade mesmo antes de subir ele?
Entre no site cloud.google.com/vision/docs/drag-and-drop e carregue seu criativo lá.
A ferramenta te dirá se há probabilidade de haver algum elemento “agressivo” no seu anúncio.
Bom, agora que você sabe como evitar bloqueios você tem duas opções:
- Fazer os anúncios por conta própria;
- Ou deixar a batata quente nas nossas mãos, (nós eu digo a Axis Media);